dicas para calouros na faculdade

10 dicas para calouros na faculdade!

Seguir dicas para calouros na faculdade podem ajudá-lo a passar por essa fase importante de sua vida acadêmica.

dicas para calouros na faculdade

DICA: Faça sua graduação na Estácio. Conheça agora os cursos aqui.

Essas etapas vão te manter preparado para quando as aulas iniciarem.

Quais são as melhores dicas para calouros na faculdade?

Quer saber quais são as melhores dicas para calouros na faculdade? Confira a seguir!

  1. Esteja pronto antes do início das aulas

A transição que existe entre o ensino médio e a faculdade, quando aprovados em um curso superior, podem trazer novos desafios. 

Ainda mais no momento em que a pandemia do coronavírus empurra as universidades e faculdades para realizar aulas totalmente online ou híbridas.

Aos alunos que estão se sentindo muito estressados ou incertos sobre a nova jornada, algumas dicas para calouros na faculdade podem ajudá-lo.

De pesquisas de apoio acadêmico a desenvolvimento de fortes habilidades interpessoais, as dicas a seguir ajudam a organizar e construir uma base de sucesso na faculdade.

  1. Prepare-se para as aulas online

A experiência que os calouros deste ano podem enfrentar será diferente dos anteriores. Os alunos podem se preparar para aulas online e novas medidas de distanciamento social, verificando sempre novas atualizações sobre a faculdade. 

Antes das aulas iniciarem, uma das dicas para calouros na faculdade é a de adquirir conhecimentos tecnológicos necessários para concluir seus cursos.

  1. Leia o máximo possível

Os cursos de faculdade consistem em muito mais leitura do que o exigido no ensino médio.

Sendo assim, os calouros devem começar a criar hábitos de leitura o quanto antes para se saírem bem na faculdade. 

O que você vai ler não é importante, mas uma das dicas para calouros na faculdade é ler recomendações de seu curso. 

  1. Pesquise sobre os cursos

Em grande parte das instituições, os alunos não precisam saber quais são as especializações de seu curso logo no primeiro ano. 

Mas eles devem começar a pensar sobre o que gostariam de estudar no momento que for selecionar o seu curso. 

dicas para calouros na faculdade

Sendo assim, reserve um momento para explorar quais são os programas, orientações e especializações que sua faculdade oferece. Vale a pena entrar em contato com uma pessoa que possa ajudar com isso.

  1. Habilidades sociais

Na faculdade, os alunos são estimulados a desenvolverem fortes habilidades de comunicação.

Os projetos em grupos, comunicação com os professores, capacidade de transmitir ideias com clareza e trabalhar em equipe servirá bem aos alunos. Isso inclui o fato de como lidamos com as questões sociais. 

Muitos alunos vão trabalhar com pessoas de experiências e origens diferentes, portanto, é importante considerar as aulas e livros sobre inclusão e diversidade.

Além disso, uma das dicas para calouros na faculdade é desenvolver habilidades de liderança e resolução de problemas.

Com isso em mente, os alunos devem pensar em se inscrever em cursos que ensinam mais sobre essas questões desde o início do ano letivo.

  1. Invista em ferramentas de gerenciamento de tempo

Manter em equilíbrio as demandas acadêmicas e sociais da faculdade pode ser um grande desafio para os alunos.

Mas existem inúmeras ferramentas digitais que foram projetadas com esse objetivo. Quando os alunos se organizam, eles podem aproveitar seu tempo com sabedoria. 

Alguns aplicativos e ferramentas podem ajudar os alunos a limitar o seu tempo de entretenimento e mídias sociais, mantendo os horários de estudo em dia.

  1. Contate os professores antes do início das aulas

Outras dicas para calouros na faculdade de sucesso é cultivar um bom relacionamento com os seus professores. 

Uma vez que os alunos selecionam o curso, eles devem considerar enviar um e-mail aos seus professores solicitando por mais instruções sobre a matéria e o curso acadêmico.

Certifique-se de ser respeitoso e maduro em todas as conversas que tiver com seus professores e outros funcionários da faculdade.

  1. Aproveite ao máximo as atividades de orientação

Normalmente, as orientações começam nas primeiras semanas e, às vezes, meses antes do início das aulas. 

Ainda assim, é uma ótima maneira para os alunos entrarem no clima e realizarem todas as suas perguntas. 

Neste momento, todos os novos educandos estão tentando fazer novos amigos, além de se ajustar no novo ambiente, então não há necessidade de ser tímido. 

Depois da orientação, muitas faculdades oferecem experiências únicas no primeiro ano que ajudam todos os alunos a se conectarem ainda mais com seus colegas de classe.

  1. Pesquise maneiras de se envolver

Algumas faculdades oferecem aos seus estudantes oportunidades para explorar seus interesses existentes ou embarcarem em novos hobbies.

Alguns podem optar por entrar em times ou envolver-se em questões sociais, e as faculdades vão facilitar esse envolvimento.

Portanto, outras dicas para calouros na faculdade seguirem é selecionar atividades que gostem e garantir que não percam a data de inscrição.

  1. Saiba onde ir para obter ajuda acadêmica

Os novos alunos devem estar cientes de que muitas faculdades possuem escritórios dedicados a orientar os alunos.

Dessa forma, outras dicas para calouros na faculdade, ainda mais aqueles que estão tendo dificuldades, é de falar com seus professores individualmente para obter auxílio.

Algumas bibliotecas, por exemplo, oferecem funcionários experientes e recursos de estudo para ajudar os alunos. Essas opções são especialmente valiosas para os estudantes que não vivem no Brasil.